Flamengo consegue liminar que bloqueia R$ 77 milhões da Libra; demais clubes reagem com notas de repúdio e prometem acionar a Justiça.
Luiz Eduardo Baptista, Presidente do Flamengo em entrevista | Reprodução: Instagram (@flamengo)
A tensão entre Flamengo e os clubes da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) na primeira semana de outubro, atingiu o ponto mais crítico desde a criação da entidade. Na segunda feira (6) o clube carioca obteve uma liminar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que bloqueia o repasse de cerca R$ 77 milhões destinados aos times da liga, decisão que gerou forte reação de rivais como Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético-MG e Grêmio.
O time Rubro-Negro argumenta que o estatuto da Libra é omisso sobre os critérios de distribuição da parcela de receitas ligadas à audiência. O clube afirma ser responsável por grande parte da audiência nacional, mas recebe menos do que considera justo.
O departamento jurídico do Flamengo afirma que: “A divisão atual é desequilibrada e carece de transparência”,
A reação do Palmeiras foi imediata contra o time rival. O time alviverde classificou a medida como “predatória” e prometeu acionar o Flamengo judicialmente. A presidente Leila Pereira ironizou a postura do Rubro-Negro:
“Agora surgiram os ‘terraflamistas’, que acreditam que o sistema solar gira em torno do Flamengo”.
Em comunicado oficial, a Libra acusou o Flamengo de “disseminar desinformação” e afirmou que o estatuto da liga não é omisso quanto aos critérios de divisão de receitas.
A liga ainda informou que vai recorrer da decisão e reafirmou seu compromisso com a governança coletiva entre os clubes.
A crise também chegou ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O órgão abriu processos administrativos para investigar possíveis irregularidades na criação tanto da Libra quanto da Liga da União (LFU).
Os clubes e investidores envolvidos terão de entregar documentos sobre contratos, governança e estrutura societária em até cinco dias úteis.
O contrato da Libra com a Globo prevê que disputas internas sejam resolvidas por tribunal arbitral, o que pode limitar o alcance da liminar obtida pelo Flamengo. Ainda assim, o impasse ameaça dividir a liga em dois blocos e comprometer sua credibilidade junto a patrocinadores e emissoras.
Há, inclusive, rumores de que o Palmeiras e outros clubes cogitam fundar uma nova liga, caso o impasse não se resolva.
A Libra foi criada com o objetivo de profissionalizar a gestão do futebol brasileiro e garantir maior autonomia aos clubes. No entanto, o atual conflito entre Flamengo e o restante da liga coloca esse projeto em risco e reacende um velho debate: os clubes ou a coletividade?
Por: Julia Capra
Revisado por: Vinicius Bianchin
Editado por: Carol Soutto