O novo produto une estilo e inovação tecnológica para transformar a forma como interagimos com o mundo digital.
(Colagem feita com imagens postadas no Instagram oficial da Ray-Ban @rayban).
Em filmes de ficção científica e de super-heróis, como os da Marvel, o público se acostumou a ver dispositivos de realidade aumentada integrados a acessórios de uso comum, como muitas vezes foi mostrado no capacete do Homem de Ferro. Agora, esses “gadgets” começam a sair do plano da fantasia e invadir O lançamento do Meta Ray-Ban display (óculos de realidade aumentada) marca a primeira investida séria da empresa para integrar o metaverso ao cotidiano, transformando um acessório simples em uma ferramenta de última geração. Com um design moderno e discreto que esconde toda a tecnologia, o produto busca superar as barreiras de entrada dos óculos de realidade virtual, tornando a interação digital mais fácil e presente.
O dispositivo conta com uma pequena tela na lente direita, com um sistema operacional básico que permite visualizar notificações, registrar imagens e vídeos por meio da câmera embutida em sua armação, legendar e traduzir conversas em tempo real e até reproduzir versões adaptadas de aplicativos como o WhatsApp, Instagram e o Mapas da Meta. Para tornar tudo isso possível, os usuários utilizarão outra inovação curiosa: a Meta Neural Band.
A pulseira, que utiliza tecnologia de eletromiografia para ler os impulsos elétricos dos braços e mãos, promete oferecer comandos com uma alta precisão.
A grande inovação do produto está em sua aparência discreta. Diferente dos concorrentes focado em games, como o VR da Playstation ou o Quest da própria meta, o Ray-Ban Display aposta em um visual de acessório de moda, trazendo versatilidade e eliminando a resistência de usá-lo em ambientes comuns. Essa abordagem sugere que a empresa entende que a verdadeira implementação do metaverso não virá de experiências isoladas, mas de uma integração continua e natural no dia a dia.
Essa tecnologia levanta o questionamento de como a nossa relação com o mundo digital é transformada diariamente. O Meta Ray-Ban Display representa um primeiro passo em direção a um futuro em que as informações estarão não apenas na palma da nossa mão, mas em todos os lugares, a todo momento e de formas antes inimagináveis. Em vez de nos transportar para o mundo virtual, os óculos trazem o digital para o nosso mundo, posicionando a Meta à frente de uma nova era da realidade aumentada.
Por: Caio Godoy
Revisado e editado por: Carol Soutto.